domingo, 21 de maio de 2017

Eu já pratiquei relacionamento abusivo

É difícil falar disso, mas é necessário. O mais bizarro disso tudo é que eu não me toquei até que começou a acontecer de novo. Mas o que fez a "chave" virar foi um post de uma colega no Facebook relatando que ela já tinha sofrido um relacionamento abusivo. Ao ler a postagem fiquei extremamente desconsertado, pois alguns dos comportamentos da pessoa se pareciam com o meu de relacionamentos anteriores e estava começando a aparecer de novo no relacionamento atual.

Não sei ao certo como começou. Lembro de ter ouvido experiências de outros relacionamentos da minha primeira ex, mas não me importava muito com que tinha acontecido até que em um determinado momento eu ouvi alguma história que mexeu profundamente comigo e de repente, sem controle nenhum, foi como se eu me tornasse personagem principal do passado dela ou que essas experiências pudessem repetir comigo e que eu sofreria o mesmo destino dos outros. Me coloquei numa zona comum onde achei que poderia perder o significado na vida dela se eu não fizesse alguma coisa.

E eu fiz. Acostumado a ser controlado na adolescência, comecei a controlar horário, quando chegava em casa, com quem estava, se eu conhecia ou não. Tudo com medo de perder aquilo que eu demorei a conquistar. E então um incomodo foi levando a uma birra que foi se tornando mais sério até virar discussões intensas. Sentia que cada vez que eu a perdia e que não podia fazer nada além de controlar cada vez mais!

O relacionamento seguinte foi direto para o estágio do medo de perder, parecia que tinha virado algo fora do meu controle. Ainda tinha um fator a mais que era a indecisão sexual dela que me fazia me sentir mais incerto e mais medroso. Até que chegou ao meu relacionamento atual, onde alguns dos sintomas e experiências passadas começaram a aparecer em looping, mas dessa vez me levou a refletir sobre meus atos e pensamentos.

Não sei se esse foi o motivo principal dos meus términos, mas com certeza ajudou bastante para que se tornassem realidade. Mas agora quero fazer diferente, pois vejo que não dá mais pra ficar desse jeito.

Que fique bem claro que essa atitude não foi, pelo menos de forma direta, machista, mas sim uma falta de confiança em mim mesmo, misturado com uma baixa auto estima e dando os primeiros sinais de depressão, pois nunca me sentia satisfeito com nada que eu fazia e principalmente com meu corpo gerando assim um medo constante de ser trocado ou de não ter sido significativo na vida da pessoa.

Como esse blog tem o objetivo de relatar minhas mudanças pessoais, me vi na responsabilidade de escrever sobre, desabafar e pedir desculpas já que essa não é uma atitude saudável e pode arruinar tanto a sua vida quanto a da outra pessoa. Também me vi na responsabilidade de tentar ajudar alguém que pratica esse tipo de relacionamento a mudar e talvez tentar salvar o seu próprio já que da mesma forma que pratiquei eu também estive em um relacionamento abusivo (não da mesma forma que pratiquei).

Aos homens, eu peço que reflitam como está o relacionamento de vocês e se esse tipo de comportamento é recorrente. Sem mencionar que isso demanda uma energia e tempo que poderiam ser empregados para melhorar você e seu relacionamento. Falo isso, pois é certo dizer que as mulheres são a maioria que sofrem com esse tipo de abuso.

Para as mulheres eu só tenho que pedir desculpas e dizer o quanto me arrependo e vejo que tive atitudes erradas. Não estou me fazendo de vítima, mas assumindo uma responsabilidade de um comportamento que, até então, não tinha percebido.

Pra finalizar, peço que ajudem as pessoas que praticam esse tipo de comportamento a ver que elas estão erradas e que precisa mudar urgentemente. Caso isso não funcione, denuncie! Ninguém merece viver em uma prisão emocional e física que as outras pessoas impõem.