Tirar uma foto por dia:
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.
E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo.
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado
[sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.
Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe — todos eles príncipes — na vida…
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,
Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?
Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?
Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos — mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que venho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza." Poema em linha reta, Fernando Pessoa
Talk que mudou a minha percepção:
Barry Schwartz: The paradox of choice Tantas escolhas na vida não trazem liberdade, mas nos aprisionam e num mundo com muitas escolhas ficamos satisfeitos com nossa decisão por um período curto de tempo e depois nos sentimos culpados por ter feito a escolha que não era perfeita. Nunca havia pensado que com tantas escolhas acabamos não escolhendo nenhuma. Acho que é por isso que demoro a tomar certas decisões e quando tomo não me satisfaço.
Ouvir pessoas que são apaixonadas:
Acho que acabei saindo do foco proposto por esse tópico. Era para trazer os diversos tipos de paixões em diversas áreas, mas mergulhei num lado sombrio que não gostaria de continuar. Sendo assim, já que estou na pegada poética, fica aí um poema sobre o sentimento que nos move :)
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela,
Mas não lhe sabe falar.
Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente...
Cala: parece esquecer...
Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
P'ra saber que a estão a amar!
Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!
Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar..." Presságio, Fernando Pessoa
Pé na terra:
Quero ser completo, não perfeito! Chega dessa cultura de que temos que ser bons em tudo, doutores em áreas específicas e PhD's incontestáveis. Chega dessa cobrança de que temos que ter sucesso em todas as áreas de nossa vida sem nenhum erro aparente, porque se nós errarmos... nooosssaa não temos nenhuma competência mesmo! Estou cansado de fingir que sou perfeito, de ver outras pessoas fingirem que são perfeitas. De ter que ser bom de calculo à filosofia, de ter que saber trocar uma lâmpada à resolver problemas complexos humanitários. Somos estimulados forçados a fazer de tudo um pouco, mas com maestria poque senão não teremos sucesso. "Por que não posso fazer algo que eu gosto?" "Porque não dá dinheiro!" "Mas eu gosto!" "Foda-se, isso não irá te sustentar por muito tempo, você precisa de um emprego, carro, namoradx, vida descente!" DESCENTE! O QUE É DESCENTE PRA VOCÊ?! Seguir uma vida infeliz para manter a aparência do sucesso imposto pela sociedade? Não estou falando de uma profissão específica ou estilo de vida específico, mas da forma como as pessoas invadem a sua vida para dar opiniões vazias de sonhos deixados de lado. Quer fazer concurso? Faça! Quer morar sozinho? More. Quer fazer uma faculdade federal/ estadual/ privada? Vai e faz! Quer casar/ separar/ namorar ou nenhuma dessas alternativas? Be my guess. Mas não coloque o peso de suas expectativas frustradas em cima de quem está tentando se descobrir. Porque essa pessoas não viverá a vida dela e sim a sua. Então não, não quero ser perfeito, não quero fazer concurso, não quero fazer engenharia, não quero ser obrigado a estar com alguém, não quero mudar de curso (por enquanto), não quero "ter que" fazer alguma coisa e muito menos viver sua vida. O que eu quero é me descobrir, ser feliz e ser completo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário