"A minha mente está preocupada com pensamentos passados. 1. Essa ideia é, obviamente, a razão pela qual vês só o passado. Ninguém vê coisa alguma realmente. Só é possível ver os próprios pensamentos projetados para fora. A preocupação da mente com o passado é a causa da concepção equivocada acerca do tempo da qual sofre o teu modo de ver. A tua mente não pode apreender o presente, que é o único tempo que existe. Portanto, não pode compreender o tempo e não pode, de fato, compreender coisa alguma. 2. O único pensamento totalmente verdadeiro que alguém pode manter sobre o passado é que ele não está aqui. Pensar sobre ele de qualquer modo é, portanto, pensar em ilusões. Poucos compreenderam o que está, de fato, implicado em retratar o passado ou em antecipar o futuro. A mente está em branco quando faz isso, porque não está realmente pensando sobre coisa alguma. 3. O propósito dos exercícios para o dia de hoje é começar a treinar a tua mente a reconhecer quando não está realmente pensando em absoluto. Enquanto ideias sem pensamento preocupam a tua mente, a verdade é bloqueada. Reconhecer que a tua mente tem estado apenas em branco, em vez de acreditar que está cheia de ideias reais, é o primeiro passo para abrir o caminho para a visão. 4. Com o menor investimento possível, investiga a tua mente por cerca de um minuto, como de costume, apenas notando os pensamentos que lá achares. Cita cada um deles pela figura central ou tema que contenha e passa para o seguinte. Começa o período de prática dizendo:
Eu pareço estar pensando sobre __.
5. Em seguida, cita cada um dos teus pensamentos especificamente, por exemplo:
Eu pareço estar pensando sobre [nome de uma pessoa], sobre [nome de um objeto], sobre [nome de uma emoção],e assim por diante, concluindo no final do período de exame da mente com:
Mas a minha mente está preocupada com pensamentos passados".
Aceitar que minha mente está preocupada com o passado é bem fácil, pois como disse na reflexão anterior, tenho bastante facilidade de fazer isso. Mas o que mais me chamou a atenção foi a última parte do exercício que permite que a mente foque no pensamento de agora. Isso tem trazido um pouco mais de calma a minha mente, principalmente com os pensamentos negativos.
Porém uma ideia que não consigo conceber é: como que a mente pensando no passado ou futuro está em branco? Se ela não está preenchida, ela está como? Como aplicar o conceito do ego a essa visão "encoberta" pelo passado? Ainda procuro respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário