"*
Eu não compreendo coisa alguma do que vejo neste quarto [nesta rua, desta janela, neste lugar].* 1. Aplica essa ideia do mesmo modo que as anteriores, sem fazer qualquer tipo de distinção. O que quer que vejas vem a ser um sujeito apropriado para aplicar a ideia. Certifica-te de não questionar a adequação do que quer que seja para a aplicação da ideia. Estes não são exercícios de julgamento. Qualquer coisa é adequada, desde que a vejas. Algumas das coisas que vês podem ter um significado emocionalmente carregado para ti. Tenta colocar esses sentimentos de lado e meramente usa-as, assim como usarias outra coisa qualquer. 2. O sentido dos exercícios é o de ajudar-te para que limpes a tua mente de todas as associações passadas para veres as coisas exatamente como aparecem para ti agora, e para que reconheças quão pouco realmente compreendes a respeito delas. Portanto, é essencial que mantenhas uma mente perfeitamente aberta e desembaraçada de julgamento ao selecionar as coisas às quais a ideia para o dia deve ser aplicada. Para esse propósito, uma coisa é como qualquer outra, igualmente adequada e, portanto, igualmente útil".
Me incomodou saber que não sei de nada. É como se o ego falasse que de alguma coisa eu tenho que saber e procuro compreender minhas atitudes e as coisas a minha volta. Mas é fato de que nossa experiência passada ou de terceiros influencia e rotula tudo ao nosso redor e é necessário ampliar nossa visão e ter uma nova forma de ver as coisas. Mas acho que isso parte mais do princípio de aceitarmos que não conhecemos a história completa do que ser ignorante em qualquer assunto. Me assusta pensar o quanto não conheço sobre ter um ego inflado pois sempre me provei ser menos egoico possível, porém a cada dia que realizo esse exercício vejo mais coisas que tenho que mudar.
A forma diversa que podemos enxergar o mundo bate de frente com a especialização que temos ter e saber o máximo sobre determinado assunto. Isso eu já sinto já tem um tempo porque parece que o modo diverso não se encaixa no mundo específico. Isso me deixa desconfortável e sufocado, porque apesar de lutar para ser mais diverso e aprender mais coisas, parece que o mundo te puxa para ser cada vez mais especializado e o melhor dos melhores em determinado assunto principalmente quando você está na faculdade.
Sendo essa a reflexão de hoje começo a ficar mais instigado a continuar o exercício :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário