"Estes pensamentos não significam nada. São como as coisas que eu vejo neste quarto [nesta rua, desta janela, neste lugar]. 1. Distintos dos anteriores, estes exercícios não começam com a ideia para o dia. Nestes períodos de prática, começa notando os pensamentos que estão cruzando a tua mente durante mais ou menos um minuto. Em seguida, aplica a ideia a eles. Se já estiveres ciente de pensamentos infelizes, usa-os como sujeitos para a ideia. Todavia, não seleciones apenas os pensamentos que pensas que são “maus”. Acharás, treinando-te a olhar para os teus pensamentos, que representam uma tal mistura que, de certa forma, nenhum deles pode ser chamado de “bom” ou “mau”. É por isso que não significam nada. 2. Ao selecionares os sujeitos para a aplicação da ideia de hoje, a especificidade usual é requerida. Não tenhas medo de usar tanto os pensamentos “bons” quanto os “maus”. Nenhum deles representa os teus pensamentos reais, que estão sendo cobertos por eles. Os “bons” são apenas sombras daquilo que está além, e sombras fazem com que seja difícil ver. Os “maus” são bloqueios para a vista e fazem com que seja impossível ver. Não queres nenhum dos dois. 3. O objetivo aqui é o de treinar-te nos primeiros passos em direção à meta de separar o que é sem significado daquilo que é significativo. É uma primeira tentativa no propósito de longo alcance de aprenderes a ver o sem significado como estando fora de ti e o significativo dentro de ti. Também é o começo do treinamento da tua mente para reconhecer o que é o mesmo e o que é diferente. 4. Ao usares os teus pensamentos para a aplicação da ideia para o dia de hoje, identifica cada pensamento pela figura central ou evento que ele contém, por exemplo:
Este pensamento sobre __ não significa nada.
É como as coisas que vejo neste quarto [nesta rua, e assim por diante]".
Essa lição tem extrema importância para mim. Pois como eu penso bastante esse exercício serve para tirar grande quantidade do que passa pela cabeça. Sentir que os pensamentos não significam nada é um grande alívio principalmente na parte dos pensamentos negativos e descobrir que eles não tem valor intrínseco acalma. Porém já tinha essa percepção de forma superficial e aprofundar mais nisso é de extrema importância. Muitos dos meus pensamentos tem a ver com a auto estima e me livrar da maior carga é um dos meus objetivos.
A questão dos pensamentos serem de senso comum também me traz amarras que só percebo depois que passa e tento reeducar mas é um exercício cansativo que precisa ser feito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário