segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Dia 29 - Reciprocitas

Tirar uma foto por dia:




Vermelho é minha cor favorita significa ação, movimento coragem, também significa raiva, paixão e amor. Na verdade as cores não significam nada, nós que atribuímos significado para elas. Num sentido filosófico mais profundo, podemos ver que cada situação pode ter diversos significados para diversas pessoas, da mesma forma que podemos re significar as coisas e as situações ao redor. 

Talk que mudou a minha percepção + Ouvir pessoas que são apaixonadas:

Sarah Kay: If I should have a daughter ... Eu adorei esse talk! Que visão, que pessoa, que expressão de si! Com certeza um talk que mudou a minha percepção de mundo. Seguir os passos apresentados por Sarah não é só uma coisa a mais para se aprender, mas uma nova forma de ver o mundo. Confesso que não gosto muito de escrever ( mas aqui estou), principalmente poesia. A forma como aprendi na escola me impediu de me expressar como eu queria, pois minha palavras são tortas e de um jeito torto não consigo me expressar diretamente ( que não sei porque considero reto), mas ao ver o trabalho dela de poesia falada me deu vontade de tentar. Assistam, e coloquem um inteiro de vocês em cada coisas que vocês fazem.


Pé na terra:

" Reciprocidade não se mede" Estou matutando sobre isso o dia todo. Pra mim a reciprocidade é fazer algo similar, com a mesma ou maior intensidade, que a pessoa fez pra mim. Uma forma de agradecer e demonstrar que ela é importante. Acho que por isso que meus relacionamentos deram certo e pelo mesmo motivo terminaram, falta de reciprocidade. Na verdade já penso nisso tem um bom tempo e não queria terminar esse desafio sem trazer essa questão que pra mim é substancial.

Para tentar entender essa danada dessa palavra fui buscar seu significado no dicionário, olhei diversos textos que falavam sobre o tema e perguntei a diversos amigos o que era reciprocidade para eles e tive uma quebra de paradigmas muito interessante. Então vamos por partes.

Realmente a maioria das pessoas tem quase que a mesma noção do que é reciprocidade, mas o interessante é que quando eu pedi exemplos, todos caíram em exemplos de relacionamentos amorosos ou de amizade. Quando perguntei se tem como medir a reciprocidade em uma relação, para minha surpresa, teve a resposta: A reciprocidade não se mede, se sente. E não é que ela tem razão! Não havia passado pela minha cabeça que é um sentimento, algo que deve ser sentido e não racionalizado.

Outra pergunta que eu fiz foi: E como saber se o que o outro sente é recíproco se ela não demonstra? E mais uma vez fiquei de cara com uma resposta. " É só perguntar" Simples, não é? Não havia parado para pensar nisso também. Eu avalio bastante os atos das pessoas para saber se o sentimento que eu tenho é recíproco, porém quando a pessoa é mais na dela não consigo decifrar e essa é a melhor forma de se fazer isso.

"Você não deve cobrar reciprocidade, mas sim perguntar se é recíproco. Uma coisa é diferente da outra". "Medir reciprocidade é coisa de gente insegura, pois as pessoas demonstram de forma diferente. Não é porque ela é distante que ela não goste de você. Só não sabe demonstrar". Depois disso descobri que sou imaturo em áreas da minha vida, mas não posso me sentir envergonhado por isso porque tudo é um progresso e a gente muda constantemente. Temos que nos colocar no lugar do outro e pensar que existe uma diversidade de formas de se expressar que podem ou não serem parecidas com as nossas, mas não quer dizer que o sentimento não seja recíproco e sim diferente.

Acho que depois de conversar com meus amigos, consegui finalmente entender o que é e como lidar com a reciprocidade e consegui ter uma visão mais ampla e expandir minhas concepções em relação a outras pessoas. Agradeço de verdade a paciência e o tempo de cada um que me ajudou a entender isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário